Operação militar especial russa

Forças russas libertam povoados de Uspenovka e Borki na região de Kursk, relata Ministério da Defesa

O agrupamento de tropas russas Sever (Norte) libertou povoados de Uspenovka e Borki na região de Kursk, informou nesta segunda-feira (16), o Ministério da Defesa da Rússia.
Sputnik
"Além disso, no último dia, as unidades do agrupamento repeliram cinco contra-ataques do adversário na direção dos assentamentos de Byakhovo, Bolshaya Obukhovka, Viktorovka, Lyubimovka e Malaya Loknya. Na sequência disso, Ucrânia perdeu até 40 combatentes entre mortos e feridos, quatro veículos de combate foram destruídos", relata o ministério russo.
Nas últimas 24 horas, o Exército de Kiev perdeu mais de 350 soldados e 13 unidades de equipamento militar, incluindo dois tanques. Desde 6 de agosto, foram eliminados mais de 13.800 combatentes e 115 tanques da Ucrânia, relata o comunicado.
Acrescenta-se que o agrupamento russo Sever, com o apoio da aviação e artilharia, repeliu três tentativas de romper a fronteira em direção aos assentamentos de Krasnooktyabrsky, Veseloe e Medvezhie, tendo o inimigo perdido até 50 pessoas.
Por sua vez, as unidades do agrupamento de tropas Yug (Sul) tomaram linhas mais vantajosas. As tropas ucranianas perderam até 550 combatentes, um obuseiro M777 dos EUA, uma peça de artilharia FH-70 britânica, uma estação de guerra eletrônica, dois depósitos de armas e vários outros equipamentos.
Operação militar especial russa
Ocidente já não tem ferramentas de pressão militar sobre Rússia, diz Scott Ritter
Força Aeroespacial da Rússia derrubou durante o dia um caça MiG-29 da Força Aérea da Ucrânia. Por sua vez, meios da defesa antiaérea derrubaram uma bomba Hammer, 20 projéteis de sistema RM-70 Vampire de produção tcheca e 13 drones de asa fixa.
O agrupamento de tropas Zapad (Oeste) melhorou sua posição tática, repeliu oito ataques, destruiu três estações de guerra eletrônica, um veículo blindado de combate Kazak, uma peça de artilharia autopropulsada britânica Braveheart e um canhão L-119, entre outros equipamentos. O adversário perdeu até 600 militares.
O ministério relatou que as tropas russas atingiram a infraestrutura de um aeródromo militar, uma oficina de fabricação de drones e quatro locais de armazenamento desses drones.
No total, desde o início da operação militar especial o Exército russo destruiu 646 aviões, 283 helicópteros, 31.622 veículos aéreos não tripulados, 579 sistemas de mísseis antiaéreos, 18.150 tanques e outros veículos blindados de combate, 1.454 lançadores múltiplos de foguetes, 14.658 peças de artilharia de campanha e morteiros e 26.127 unidades de veículos militares especiais, segundo o ministério.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos no TikTok.

Comentar