Operação militar especial russa

Exército russo atinge instalações industriais, energéticas e aeródromos da Ucrânia, diz MD

As Forças Armadas da Rússia atingiram instalações energéticas ucranianas que alimentavam o complexo militar-industrial da Ucrânia, aeródromos e oficinas de montagem de veículos aéreos não tripulados, relatou o Ministério da Defesa da Rússia na quarta-feira (18).
Sputnik

"A aviação tático-operacional, veículos aéreos não tripulados, tropas de mísseis e artilharia dos agrupamentos de tropas da Rússia atingiram instalações energéticas que mantinham em funcionamento o complexo militar-industrial da Ucrânia, a infraestrutura de aeródromos, uma oficina de montagem de veículos aéreos não tripulados, bem como concentrações de pessoal e equipamentos militares inimigos em 138 áreas", disse o comunicado do ministério.

Em particular, as unidades do agrupamento de tropas russo Zapad (Oeste) melhoraram sua posição tática, repeliram quatro ataques ucranianos e destruíram quatro depósitos de munição. Kiev perdeu neste setor do front até 610 efetivos e um veículo blindado Kazak.
Por sua vez, na área de responsabilidade do agrupamento russo Vostok (Leste), as formações ucranianas perderam, no último dia, mais de 100 militares e um veículo de combate de infantaria.
Panorama internacional
Análise: Brasil e China apostam no pragmatismo para trazer paz à Ucrânia, mas Zelensky é obstáculo
O agrupamento de tropas Sever (Norte) derrotou unidades de duas brigadas e um destacamento das tropas de fronteira ucranianas perto de Volchansk, na região de Carcóvia. As perdas do inimigo totalizaram mais de 170 efetivos.
O agrupamento Yug (Sul) derrotou unidades de oito brigadas ucranianas e repeliu dois contra-ataques, com perdas inimigas totalizando 640 soldados.
De acordo com o ministério, unidades do agrupamento de tropas russas Tsentr (Centro) repeliram dez contra-ataques do Exército ucraniano em um dia. O adversário perdeu mais de 500 militares, um veículo de combate de infantaria Marder de fabricação alemã e dois veículos blindados Kazak.
As unidades russas do agrupamento de tropas Dniepre infligiram ataques de fogo às formações do Exército ucraniano, com perdas totais neste setor de até 40 militares e um depósito de munição.
No total, desde o início da operação militar especial, as tropas russas destruíram 646 aeronaves do adversário, 283 helicópteros, 31.724 veículos aéreos não tripulados, 579 sistemas de mísseis antiaéreos, 18.163 tanques e outros veículos blindados de combate, 1.454 lançadores múltiplos de foguetes, 14.753 peças de artilharia de campo e morteiros e 26.175 veículos militares especiais.
Panorama internacional
ONU: Conselho de Segurança vai discutir fornecimento de armas ocidentais para a Ucrânia
O ministério acrescenta que, no último dia, o Exército russo eliminou mais de 400 militares ucranianos e 23 veículos blindados, incluindo dois tanques, entre eles um tanque Leopard alemão, cinco veículos de combate de infantaria, entre os quais dois CV-90 suecos, um veículo blindado de transporte de pessoal e 15 outros blindados nas áreas fronteiriças da região russa de Kursk.
No total, desde o início dos combates na área de Kursk, Kiev perdeu mais de 14.600 militares, 121 tanques, 50 veículos de combate de infantaria, 92 veículos blindados de transporte de pessoal, 758 outros veículos blindados, 457 carros, 107 peças de artilharia, 28 lançadores múltiplos de foguetes, incluindo sete Himars, oito lançadores de mísseis antiaéreos, 26 estações de guerra eletrônica, nove radares e 14 equipamentos de engenharia.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos no TikTok.

Comentar