"É importante evitar um confronto, uma guerra comercial [...]. É necessário determinar quais as ferramentas mais adequadas para desenvolver a indústria automobilística na Europa, mas também devem ser eficazes para evitar uma guerra comercial", comentou Ribera ao Financial Times (FT).
O vice-presidente sublinhou que Bruxelas deve garantir que as regras comerciais na Europa sejam devidamente respeitadas, evitando ao mesmo tempo conflitos com outros países deste setor.
Em meados de setembro, foi anunciado que o ministro do Comércio da China, Wang Wentao, viajaria a Bruxelas nesta quinta-feira (19) para discutir a questão das tarifas da União Europeia (UE) sobre as importações de veículos elétricos (VE) chineses.
No dia 4 de julho, a CE impôs tarifas compensatórias provisórias temporárias sobre as importações de VEs da China. A decisão foi tomada após a investigação que Bruxelas realizou em junho sobre os subsídios aos fabricantes deste setor, qualificando-os como injustos.
No final de agosto, a comissão anunciou ter enviado a todos os interessados um projeto de decisão final sobre a imposição de tarifas às importações de VEs provenientes da China, que, dependendo do fabricante, vão oscilar entre 17% e 36,3%, enquanto uma tarifa de 9% corresponderá aos veículos da Tesla.
Pequim expressou preocupação com a investigação de Bruxelas sobre os VEs chineses, indicando que se trata de um ato de protecionismo.