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UE luta para cumprir as metas climáticas enquanto trava guerra econômica contra Rússia e China

© AP Photo / Andy WongUm carro movido a eletricidade é visto em exibição no Salão do Automóvel de Carros Elétricos e Economia de Energia Limpa em Pequim, China, 14 de julho de 2009
Um carro movido a eletricidade é visto em exibição no Salão do Automóvel de Carros Elétricos e Economia de Energia Limpa em Pequim, China, 14 de julho de 2009 - Sputnik Brasil, 1920, 15.07.2024
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A União Europeia (UE) não está conseguindo cumprir as metas para a produção de baterias elétricas e outras tecnologias verdes devido à falta de liderança política na política climática, defende um editorial do Financial Times (FT) neste fim de semana.
As forças armadas ocidentais geram uma quantidade substancial de emissões globais de gases de efeito estufa, mas estão geralmente isentas de discussões sobre as mudanças climáticas e a necessidade de sacrifícios partilhados.
"Mesmo que os líderes tenham clareza sobre a importância central da força econômica interna para a sua independência geoestratégica, ainda não parecem dispor dos meios para atingir os fins declarados", escreveu Martin Sandbu no jornal britânico. "A notícia de que os projetos europeus de baterias estão sendo desmantelados ou seriamente reduzidos é um sinal importante de que as coisas estão correndo mal."
Sandbu reconhece vários problemas amplos enfrentados pela indústria europeia, incluindo "deficiências" tecnológicas em comparação com outros países e dificuldades no acesso a matérias-primas e energia barata. Mas o autor culpa principalmente os líderes políticos do continente por não terem conseguido facilitar a procura do mercado para tornar o desenvolvimento da tecnologia verde atraente para o setor privado.
"Eles não acreditam que os objetivos políticos serão alcançados", escreve ele, argumentando que os fabricantes de automóveis da UE inovariam na produção de veículos elétricos se os planos de eliminação progressiva dos motores de combustão interna ao longo da próxima década fossem considerados credíveis.
O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel (à direita), e o chefe de política externa da União Europeia, Josep Borrell (à esquerda), falam antes de uma cúpula UE-China com o primeiro-ministro chinês por videoconferência no edifício do Conselho Europeu em Bruxelas (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 12.06.2024
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Entretanto, o bloco econômico tomou medidas para proteger a indústria nacional, com as tarifas combinadas sobre os veículos chineses atingindo recentemente a marca dos 47,6%.
Fabricantes chineses como a BYD inovaram significativamente na produção de veículos elétricos baratos nos últimos anos, oferecendo uma variedade de opções por menos de US$ 30.000 (cerca de R$ 162.876) e algumas tão baratas como US$ 10.000 (aproximadamente R$ 54.292). Os consumidores na América Latina e em outras regiões já têm acesso a automóveis baratos, mas as barreiras comerciais os mantiveram fora das mãos dos EUA e da Europa, mesmo quando os líderes políticos sublinham a importância de enfrentar as mudanças climáticas.
Recentemente, surgiu controvérsia sobre a política climática em toda a Europa, à medida que vários interesses, liderados por pequenos agricultores, se queixam de que estão suportando o peso econômico da transição verde. O continente tem sido abalado por grandes protestos contra os pesados impostos sobre o diesel na França e na Alemanha.
As lutas recentes de Berlim são emblemáticas da implementação conturbada da política verde. O Partido Verde do país, que se tem cada vez mais fixado no conflito na Ucrânia, pressionou com sucesso para que as usinas nucleares da Alemanha fossem encerradas nos anos que se seguiram ao acidente nuclear de Fukushima no Japão. A política levou o país a aumentar a sua dependência de usinas elétricas à carvão para satisfazer as suas necessidades energéticas.
As sanções à energia russa e a destruição do gasoduto Nord Stream (Corrente do Norte) forçaram a Alemanha a redobrar a aposta nesta tecnologia altamente poluente, ao mesmo tempo que avança no sentido do reinício de algumas usinas nucleares.
Os veículos elétricos (VE) da montadora chinesa BYD saem do navio BYD Explorer No. 1 que está atracado no terminal automotivo da operadora BLG no porto de Bremerhaven, Alemanha, 26 de fevereiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 07.06.2024
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Um relatório de 2022 demonstrou que os militares são responsáveis por 5,5% das emissões globais de gases de efeito estufa. Os militares dos EUA são os piores criminosos, consumindo mais combustíveis fósseis do que qualquer outra instituição no mundo e gerando mais emissões de gases de efeito estufa do que países industrializados inteiros, como a Dinamarca e Portugal.
No entanto, as discussões sobre as alterações climáticas e a necessidade de sacrifícios partilhados isentam a máquina de guerra ocidental, uma vez que a guerra fria contra a China e a guerra quente contra a Rússia permanecem no topo da lista de prioridades dos políticos.
A política macroeconômica diminuiu o apetite pelo investimento de forma mais ampla, à medida que os bancos centrais aumentam as taxas de juro para conter a inflação, em linha com a famosa declaração do antigo presidente da Reserva Federal (Fed), Paul Volcker, de que "o nível de vida do norte-americano médio tem de diminuir".
Alguns países fizeram progressos impressionantes na adoção de tecnologia verde, observa Sandbu, com os veículos elétricos representando 83% das vendas de automóveis novos na Noruega em 2023. Com os EUA e a maioria dos países europeus muito atrás, resta saber se os líderes políticos são capazes de implementar a política necessária para alcançar números semelhantes.
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