Ciência e sociedade

Desenterram na Turquia um lápis de olhos de pedra para maquiagem de 8.200 anos (FOTO)

Um lápis de pedra para aplicar kohl – um cosmético usado no Oriente para escurecer as pálpebras – de 8.200 anos foi descoberto em Yesilova em Izmir, na costa do mar Egeu da Turquia. É o mais antigo lápis delineador já encontrado.
Sputnik
O artefato tem 9,5 cm de comprimento e se estreita em uma ponta afiada. Pesquisadores detectaram resíduos de tinta preta na extremidade pontiaguda. As mulheres mergulhavam tais objetos em uma vasilha cheia de tinta preta e aplicavam a ponta fina às pálpebras, escreve The History Blog.
Pedras afiadas com tinta na ponta como esta já haviam sido encontradas antes na Síria, no Irã e na Turquia, e as mais antigas datam de 4.000 anos.
Captura de tela de redes sociais do lápis de olhos de pedra de 8.200 anos descoberto na Turquia

Análise da composição química da tinta do lápis revelou que ela contém óxido de manganês, um dos ingredientes do kohl em pó usado pelas mulheres nos olhos e sobrancelhas desde a pré-história até os dias atuais.

Escavações no monte Yesilova estão em andamento desde 2005, revelando as primeiras camadas de ocupação no Neolítico há cerca de 8.500 anos. Isso significa que o delineador estava presente praticamente desde os primeiros dias do assentamento.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar