Notícias do Brasil

Lula tem reunião com ministros ante visita de Xi Jinping ao Brasil em novembro

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e presidente da República Popular da China, Xi Jinping em Cerimônia Oficial de Recepção - Grande Palácio do Povo - Pequim
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, se reuniu na sexta-feira (20) com ministros e outras autoridades para definir as expectativas frente a visita do presidente da China, Xi Jinping, que ocorre durante o encontro do G20, no Rio de Janeiro, em novembro.
Sputnik
Participaram do encontro Geraldo Alckmin, vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comercio e Serviços, Rui Costa, ministro da Casa Civil, Fernando Haddad, ministro da Fazenda, Mauro Viera, ministro das Relações Exteriores, e o assessor especial da presidência para assuntos internacionais, Celso Amorim.
Também estiveram presentes a presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), Dilma Rousseff, e o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante.
A Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (Cosban), também participou de um encontro prévio com autoridades brasileiras.
Militares chineses e brasileiros no exercício militar anual das Forças Armadas brasileiras na cidade de Formosa, no interior do estado brasileiro de Goiás
Panorama internacional
Pela 1ª vez, China faz exercício militar conjunto no Brasil. Ampliação de parceria à vista?
Durante a reunião, o presidente foi informado sobre os acordos em discussão entre os dois países e que devem ser anunciados em novembro. Além de participar da Cúpula de Chefes de Estado do G20, o secretário-geral do Partido Comunista da China (PPCh) também se reunirá bilateralmente com Lula em Brasília (DF).
O encontro de ambos os líderes é envolto de grandes expectativas. A China não é só a maior parceira comercial do Brasil, como também uma grande parceria diplomática brasileira, redigindo juntos uma fórmula de paz para o conflito ucraniano e integra também o BRICS na busca pelo multilateralismo global.
Logo da emissora Sputnik
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar