- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Mídia: Brasil e China convidaram 19 países do Sul Global para discutir paz na Ucrânia em Nova York

© Foto / Twitter / ReproduçãoCelso Amorim e Wang Yi em Pequim, 23 de maio de 2024
Celso Amorim e Wang Yi em Pequim, 23 de maio de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 20.09.2024
Nos siga no
Expectativa é que a reunião aconteça na próxima sexta-feira (27), após a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York. Brasil e China lideram iniciativa do Sul Global para proposta de paz na Ucrânia, em reação à cúpula promovida pelo Ocidente sem participação da Rússia.
O jornal Folha de S. Paulo divulgou nesta sexta-feira (20) a lista de países que foram convidados por Brasil e China para discutir a paz na Ucrânia, todos do Sul Global. Neste primeiro momento, Moscou e Kiev ainda não foram convidadas, conforme a publicação.
As diplomacias brasileira e chinesa já divulgaram anteriormente propostas elaboradas em conjunto para solucionar a crise ucraniana, em reação à cúpula de paz realizada na Suíça neste ano sem participação russa. O documento foi assinado em maio pelo assessor especial da Presidência da República, Celso Amorim, e pelo ministro das Relações Exteriores da China.
De acordo com a reportagem, os primeiros nomes da lista reúnem as nações mais envolvidas no processo: África do Sul, Arábia Saudita, Egito e Indonésia. Também foram convidados Emirados Árabes Unidos, Tailândia, Vietnã, Etiópia, Nigéria, Senegal, Bolívia, Colômbia, México, Argélia, Cazaquistão, Malásia, Quênia e Azerbaijão.
Entre os pontos defendidos por Brasil e China estão a realização de uma conferência internacional de paz com Rússia e Ucrânia, que teriam participação igualitária. Vladimir Zelensky já rejeitou todas as sugestões, as quais chamou de destrutivas.
Xi Jinping, presidente chinês, recebe Luiz Inácio Lula da Silva, presidente brasileiro, no Grande Palácio do Povo, em Pequim. China, 14 de abril de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 17.09.2024
Panorama internacional
Análise: Brasil e China apostam no pragmatismo para trazer paz à Ucrânia, mas Zelensky é obstáculo

Lula conversou com Putin nesta semana

Na última quarta-feira (18), os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Vladimir Putin conversaram por telefone. Durante a sessão plenária do 4º Fórum Feminino Euroasiático e 1º Fórum Feminino do BRICS, Putin citou que um dos pontos da conversa foi a necessidade de estabelecer laços de cooperação dentro do grupo em agendas e pautas de interesse de ambos os Estados e para as mulheres.
"Muitas iniciativas concretas foram lançadas nos fóruns anteriores, incluindo o fortalecimento da cooperação dentro do BRICS da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico e W20. Agora nós, por falar nisso, acabamos de discutir todas essas coisas com o presidente brasileiro", declarou o presidente russo na data.
Vladimir Zelensky durante entrevista coletiva de fim de ano em Kiev. Ucrânia, 19 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 18.09.2024
Panorama internacional
Reunião cancelada por Zelensky com países latino-americanos é reflexo da falta de apoio a Kiev
O planalto confirmou o recebimento do telefonema, acrescentando que Vladimir Putin manifestou solidariedade ao Brasil no enfrentamento dos incêndios florestais que assolam o país.
Durante o telefonema, os dois presidentes conversaram sobre a reunião e os temas que serão debatidos na cúpula do BRICS, no mês de outubro, em Kazan, na Rússia, e as relações bilaterais entre os dois países. Para além disso, também falaram sobre proposta de paz do Brasil e da China para o conflito entre Rússia e Ucrânia na expectativa de que os diálogos possam avançar.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала