Em meio aos recordes de incêndios florestais em várias partes do país e mais de mil cidades brasileiras sem chuva há pelo menos três meses, o Inmet emitiu alerta de perigo laranja nesta quarta-feira (25) para dez estados do país, além do Distrito Federal.
Serão registradas temperaturas altas em Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rondônia, Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Goiás, e na região norte do Rio Grande do Sul.
Também há expectativa de baixa umidade em várias partes do país, com índices entre 12% e 20% em Minas Gerais, São Paulo, Paraná, toda a região Centro-Oeste e parte do Nordeste, com exceção de Alagoas e Sergipe.
O mínimo estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para a umidade do ar é de 60%, muito acima do que deve ser registrado em parte do país.
Conforme o Inmet, devem ser evitadas atividades físicas e exposição ao sol nos horários mais quentes do dia, além da recomendação de beber muito líquido.
Novos alagamentos no Rio Grande do Sul
Após quase quatro meses da cheia histórica que afetou o Rio Grande do Sul, partes do estado voltaram a registrar alagamentos na terça-feira (24), com tempestades isoladas. Além da Região Metropolitana de Porto Alegre, foram atingidos os Litorais Norte e Médio.