"A ministra da Defesa, Margarita Robles, recebeu hoje (26) na sede do Ministério da Defesa o seu homólogo da República da Moldávia, Anatolie Nosatii, com quem assinou uma carta de intenções para promover a cooperação no domínio da Defesa entre ambos os países", enfatiza a nota do Ministério da Defesa espanhol.
Dessa forma, a carta de intenções procura promover a cooperação em defesa em áreas-chave como "política e planejamento de defesa, assistência militar e médica, direito internacional humanitário, bem como mulheres, questões de paz e segurança".
Durante as conversas, os dois ministros trocaram opiniões sobre as consequências do conflito ucraniano e concordaram sobre a necessidade de continuar a apoiar Kiev em todas as áreas, segundo o ministério espanhol.
Além disso, abordaram a situação no Oriente Médio, salientando a urgência de alcançar uma solução diplomática para travar a escalada de tensões em curso.
"Em referência ao processo de integração europeia do seu país, o ministro moldavo definiu a Espanha como um 'parceiro estratégico' que 'está se revelando fundamental para acelerar a interoperabilidade das suas Forças Armadas com a OTAN [Organização do Tratado do Atlântico Norte] e a União Europeia'", acrescenta o texto.
O ministro moldavo também ficou impressionado com o potencial da indústria de defesa espanhola que pode contribuir para as capacidades de defesa da Moldávia e modernizar o país por meio de projetos concretos.