Panorama internacional

Político turco prevê colapso do sistema norte-americano devido à quebra da confiança no dólar

O colapso dos EUA e de todo o sistema atlântico, formado após a Segunda Guerra Mundial, é inevitável, uma vez que a confiança no dólar já está minada, previu Hakan Topkurulu, vice-presidente do Partido Vatan (Pátria) da Turquia, à Sputnik.
Sputnik
O atlantismo, conhecido também como euroatlantismo, é uma direção da filosofia geopolítica de aproximação política, econômica e militar entre os Estados da América do Norte (os EUA e Canadá) e da Europa sob valores e objetivos comuns.
Um dos resultados desse conceito é a criação do bloco militar da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
Há pouco tempo, Topkurulu afirmou que Ancara vai "quebrar as correntes" da OTAN ao ingressar no BRICS, com os Estados Unidos receando que o crescimento da influência do último vá levar à diminuição do uso do dólar.

"Vemos que a confiança no dólar foi amplamente corroída. A destruição da confiança no dólar reforça a tendência de afastamento. O surgimento de um meio de pagamento alternativo levará ao fim do dólar. Entretanto, os acontecimentos mostram que a fuga do dólar pode começar antes mesmo do surgimento desse instrumento de pagamento. Isso vai levar ao colapso de todo o sistema atlântico, especialmente o dos EUA", disse agora Topkurulu.

Panorama internacional
Alavancagem global dos EUA enfraquece enquanto rivais fortalecem influência, analisa mídia americana
Segundo ele, hoje o BRICS está se desenvolvendo como uma instituição que vai organizar o futuro do mundo inteiro.
A presidente do Conselho da Federação da Rússia (câmara alta do parlamento), Valentina Matvienko, disse anteriormente que o BRICS pode estabelecer uma plataforma multilateral de pagamentos e câmbio digital BRICS Bridge.
A Rússia assumiu a presidência do BRICS em 1º de janeiro deste ano. Nessa data, além da Rússia, Brasil, Índia, China e África do Sul, entraram no bloco novos países-membros: o Egito, a Etiópia, o Irã, os Emirados Árabes Unidos e a Arábia Saudita.
Em junho, o primeiro-ministro da Malásia Anwar bin Ibrahim confirmou a Lula da Silva a intenção da Malásia de participar do BRICS.
No dia 20 de agosto, o Azerbaijão solicitou oficialmente sua adesão ao BRICS.
Recentemente, o assessor presidencial russo Yuri Ushakov confirmou que a Turquia havia se candidatado a membro pleno do BRICS e que o pedido está sendo analisado.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar