Destaca-se que ontem (27) o Exército da Rússia conduziu um ataque combinado com uso de armas de alta precisão e longo alcance, incluindo um míssil hipersônico Kinzhal e drones de ataque, em infraestrutura de aeródromos das forças ucranianas, todos os alvos designados foram atingidos, detalha o comunicado.
As unidades ucranianas perderam até 725 combatentes, um tanque, dois obuseiros M777 dos EUA e duas peças de artilharia M119 de produção norte-americana, entre outros equipamentos militares, na área de responsabilidade do agrupamento de tropas Yug (Sul).
Já os meios russos de defesa antiaérea derrubaram quatro projéteis Himars e 43 drones de asa fixa ucranianos nas últimas 24 horas.
O comunicado acrescenta que o agrupamento de tropas russas Tsentr (Centro) repeliu no último dia sete contra-ataques da Ucrânia, o adversário perdeu mais de 620 militares, três blindados de combate, um obuseiro M777 estadunidense e uma peça de artilharia autopropulsada Gvozdika, entre outros equipamentos.
Por sua vez, o agrupamento de forças russas Vostok (Leste) melhorou sua posição na linha dianteira e repeliu três contra-ataques de grupos de assalto ucranianos. O adversário perdeu até 125 soldados, um obuseiro M777, uma peça de artilharia D-20 e cinco carros.
As Forças Armadas da Ucrânia perderam mais de 18 mil soldados desde o início dos combates na região de Kursk, relatou o Ministério da Defesa da Rússia.
"No total, durante os combates na direção de Kursk, o adversário perdeu mais de 18.130 militares, 132 tanques, 64 veículos de combate de infantaria, 97 blindados de transporte, 842 veículos blindados de combate, 541 carros e 145 peças de artilharia", informa o comunicado do ministério.