O regime de Kiev está se preparando para usar armas químicas e bacteriológicas para contaminar os corpos d'água da região de Kherson. O alerta foi dado neste domingo (29), pelo governador da região, Vladimir Saldo, em entrevista à Sputnik, citando informações obtidas de militares ucranianos.
"Eles estão se preparando [para envenenar a água], infelizmente, porque os [militares] presos estão falando sobre isso. Infelizmente, estão preparando opções para o uso de armas químicas e, possivelmente, contaminação de corpos d'água. Isso já é uma arma bacteriológica", disse Saldo.
No contexto de tais ameaças, Saldo propôs capacitar a população civil, informando, inclusive em escolas, sobre como proceder para se blindar de ataques.
"Precisamos fazer tudo para capacitar a população nas regras de defesa civil, e essas regras vão ajudar a salvar um número muito grande de vidas porque existe um antídoto para qualquer veneno. A disciplina e o conhecimento de como proceder primeiro ajuda, [saber] para onde ir em caso de ataques a alvos civis. Tudo isso agora precisa ser restaurado na memória. Isso foi ensinado antes nas escolas [...] agora precisa ser restaurado", acrescentou.
A região de Kherson está localizada no curso inferior do rio Dniepre, banhada pelos mares Azov e Negro. Ela tornou-se uma região russa em setembro de 2022, após um referendo em que 87,05% dos participantes votaram pela adesão à Rússia.
O regime de Kiev não reconhece a legitimidade da expressão da vontade popular e continua a bombardear o território. Agora o Exército russo controla 75% da região de Kherson, as Forças Armadas Ucranianas controlam a margem direita do Dniepre, incluindo a cidade de Kherson.