"Estamos passando por uma desindustrialização sem precedentes, inclusive por causa dos preços do gás, que agora dobraram ou triplicaram na bolsa de valores", disse Kotre, observando que a Alemanha só pode obter gás barato da Rússia.
Durante o Fórum Internacional Semana Russa de Energia em Moscou de 26 a 28 de setembro, ele sugeriu que os EUA provavelmente estiveram envolvidos na destruição dos gasodutos de exportação de gás russo Nord Stream e Nord Stream 2.
O interlocutor da Sputnik não sabe até que ponto Kiev esteve envolvida, mas, do seu ponto de vista, é difícil acreditar que a Ucrânia tenha sido capaz de realizar tal ação sem ajuda externa.
Kotre também acredita que as autoridades alemãs sabem quem é o responsável pelo que aconteceu e, se não souberem, os serviços de inteligência suecos, noruegueses ou americanos certamente têm as informações.
"É por isso que o governo federal [alemão] deve imediatamente apresentar acusações e certamente apontar que os Estados Unidos ou outros países violaram tratados internacionais, especificamente os acordos criados para evitar o terrorismo. E qualquer pessoa que ajude e seja cúmplice disso está violando esses acordos internacionais contra a disseminação do terrorismo."
Kotre também afirmou que se seu partido Alternativa para a Alemanha, se chegasse ao governo, suspenderia as sanções antirrussas e interromperia as ações agressivas contra a Rússia, agindo de acordo com os interesses alemães, e não por causa de alguma amizade com o Kremlin.
As explosões em dois gasodutos russos de exportação de gás para a Europa, Nord Stream e Nord Stream 2, ocorreram em 26 de setembro de 2022. A Procuradoria Geral da Rússia iniciou um caso por terrorismo internacional.
A Rússia solicitou várias vezes dados sobre as explosões do Nord Stream, mas nunca os recebeu, disse o porta-voz da presidência russa, Dmitry Peskov.