Panorama internacional

Laços entre Rússia e China garantem a estabilidade 'na Eurásia e em todo o mundo', diz Putin

O presidente russo Vladimir Putin disse que os laços entre a Rússia e a China estão a um nível sem precedentes, com os países coordenando esforços no interesse de construir uma ordem mundial justa.
Sputnik
O telegrama enviado ao líder chinês Xi Jinping por ocasião do 75º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas entre os dois Estados foi publicado no site do Kremlin.

"Atualmente, os laços entre a Rússia e a China estão a um nível elevado sem precedentes. Nossos países cooperam ativamente nas esferas política, comercial e econômica, científica e técnica e em muitas outras esferas, coordenando efetivamente os esforços em assuntos regionais e internacionais no interesse da construção de uma ordem mundial multipolar justa", disse a declaração.

Panorama internacional
Frota do Pacífico da Rússia e Marinha Chinesa iniciam exercício conjunto no mar do Japão (FOTOS)
Putin expressou confiança de que a implementação dos acordos bilaterais alcançados após as recentes reuniões vai contribuir para fortalecer ainda mais as relações de parceria abrangente e cooperação estratégica entre a Rússia e a China, além de garantir a estabilidade e a segurança na Eurásia e em todo o mundo.
Por sua vez, o presidente chinês Xi Jinping disse que está pronto para expandir a cooperação pragmática abrangente entre a China e a Rússia.
Xi acrescentou que a parceria russo-chinesa implica uma promoção conjunta do "desenvolvimento e modernização de alta qualidade dos dois países".
Panorama internacional
'Não pode ser ignorada': analista louva proposta sino-brasileira para solucionar conflito na Ucrânia

"Atribuo grande importância ao desenvolvimento das relações sino-russas e estou pronto para trabalhar com o presidente Putin para usar o 75º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países como uma oportunidade para garantir firmemente a direção das relações bilaterais, expandir continuamente a cooperação pragmática abrangente entre a China e a Rússia, promover conjuntamente o desenvolvimento e a modernização de alta qualidade dos dois países e dar novas contribuições para manter a paz e a estabilidade em todo o mundo", disse.

A Rússia e a China comemoram o 75º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas em 2 de outubro.
A União Soviética se tornou o primeiro país a reconhecer a República Popular da China no dia seguinte à sua proclamação.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar