Ciência e sociedade

Cientistas chineses testam conexão sem fio THz que aproxima a tecnologia 6G

Pesquisadores na China transmitiram pela primeira vez um sinal de vídeo na frequência Terahertz (THz) a uma distância de 1,2 quilômetro, aproximando a tecnologia de conectividade 6G, noticiou o canal de televisão CCTV.
Sputnik

"Pela primeira vez no mundo, um receptor THz foi usado com sucesso em longa distância", indicou o canal.

Os cientistas conseguiram transmitir um sinal de vídeo de alta definição a uma distância de 1,2 quilômetro, usando a tecnologia de receptor de onda portadora THz. O experimento foi realizado na região montanhosa do Tibete, a uma altitude de mais de 4.000 metros acima do nível do mar.
Equipamentos modernos de transmissão e processamento de sinais sem fio, por exemplo, a geração 4G, operam em altas frequências com velocidades que variam de 0,5 a 100 gigabits por segundo.
Para aumentar este parâmetro, os cientistas exploram a banda THz. Os dispositivos de comunicação em desenvolvimento e as redes sem fio, como o 6G, podem aumentar esse valor em até 1 terabit por segundo.
É possível que as ondas THz sejam usadas para transmissão massiva de dados ou comunicação por satélite. Para isso, buscam-se métodos para transmitir sinais a longas distâncias.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar