"Apenas algumas gotas de sangue podem dizer se você tem câncer de pulmão, mama ou bexiga, ajudando a acabar com a espera de meses por exames", disse o secretário de Saúde do Reino Unido, Wes Streeting, segundo o jornal.
O ministro, ele próprio um sobrevivente do câncer, declarou que "estas inovações podem [significar] a virada de jogo e salvar vidas".
O novo kit de diagnóstico, semelhante a um teste PCR que foi refinado durante a pandemia de COVID-19, deverá custar cerca de £ 120 (R$ 858) e estará pronto em cinco anos.
Cientistas da Universidade de Southampton usaram informações clínicas de 20 mil pacientes com câncer para desenvolver o teste. Na próxima fase, 8 mil amostras de sangue de pessoas de diversas etnias serão trazidas para a base e processadas por meio de inteligência artificial (IA) que analisa as amostras e biomarcadores.
Ainda segundo a matéria, o governo deve financiar com £ 2,5 milhões (cerca de R$ 17,9 milhões) através do Instituto Nacional de Pesquisa em Saúde e Cuidados, para melhorar o teste, tornando-o mais rápido e mais barato.