Panorama internacional

Mídia: após veto da UE, Turquia e Brasil se tornam principais compradores de diesel marítimo russo

Ancara e Brasília são as maiores importadoras de diesel e gasóleo marítimos da Rússia desde que a União Europeia proibiu a importação de produtos petrolíferos do país.
Sputnik
Os dados foram divulgados pelas fontes de mercado e da empresa da Bolsa de Valores de Londres, LSEG.
Antes do embargo total da UE entrar em vigor em fevereiro de 2023, a Europa era a maior compradora de diesel russo. De acordo com dados da LSEG, citados pela Reuters, a Rússia embarcou cerca de 1,07 milhão de toneladas métricas de diesel e gasóleo com baixo teor de enxofre para a Turquia em setembro, após embarcar 1,04 milhão de toneladas no mês anterior.
As exportações de diesel dos portos russos para o Brasil aumentaram no mês passado para 0,78 milhão de toneladas, contra 0,58 milhão de toneladas em agosto, mostram dados de embarque.
Panorama internacional
Rússia aumenta fornecimento de metais ao Brasil em 50%
Os comerciantes observam volumes crescentes de diesel russo destinados a transferências de navio para navio (STS) perto do porto italiano de Augusta e das ilhas gregas que totalizaram cerca de 370.000 toneladas em setembro, após 230.000 toneladas no mês anterior.
No total, os suprimentos de exportação de diesel e gasóleo marítimos russos aumentaram em setembro em cerca de 7% em relação a agosto, para cerca de 2,8 milhões de toneladas, mostraram cálculos da Reuters com base em dados da LSEG e de fontes de mercado.
Há duas semanas, em Brasília, autoridades russas e brasileiras tiveram um encontro no Ministério de Minas e Energia.
Na reunião, realizada no dia 19 de setembro, "foram abordadas oportunidades de colaboração e investimento em infraestrutura e troca de tecnologias para a otimização de recursos energéticos", informou a pasta, conforme noticiado.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar