Tropas russas atacaram as instalações energéticas da Ucrânia que fornecem ao Exército do país materiais combustíveis e lubrificantes, informou a entidade militar da Rússia.
"A aviação tático-operacional, drones de ataque, tropas de mísseis e artilharia dos agrupamentos de tropas da Rússia efetuaram um ataque em instalações energéticas da Ucrânia que forneciam ao Exército ucraniano combustível e lubrificantes, bem como no contingente e equipamentos militares do adversário em 141 áreas", diz comunicado.
Além disso, os meios russos de defesa antiaérea derrubaram um míssil antiaéreo guiado S-200 transformado para atingir alvos terrestres e 68 veículos aéreos de asa fixa, informa a entidade militar russa.
Unidades do agrupamento de tropas russas Tsentr (Centro) repeliram no último dia nove contra-ataques da Ucrânia, tendo o adversário perdido até 525 militares, dois tanques, incluindo um AMX-10 da França, bem como um veículo blindado Kozak, um obuseiro D-30, um canhão antitanque Rapira e uma estação de guerra eletrônica Anklav-N.
Por sua vez, o agrupamento de tropas russas Zapad (Oeste) atingiu o contingente e o equipamento militar de sete brigadas ucranianas, repelindo seis contra-ataques, as perdas do adversário foram de até 370 militares, um blindado de combate de infantaria, dois obuseiros M198 e uma peça de artilharia M119 de produção dos EUA, acrescenta o comunicado.
No total, desde o início da operação militar especial, o Exército russo destruiu 646 aviões, 283 helicópteros, 33.130 veículos aéreos não tripulados, 580 sistemas de mísseis antiaéreos, 18.559 tanques e outros veículos blindados de combate, 1.469 lançadores múltiplos de foguetes, 15.858 peças de artilharia de campanha e morteiros e 27.074 unidades de veículos militares especiais, segundo o ministério.