Panorama internacional

Houthis anunciam ataque a 2 navios no mar Vermelho e no Oceano Índico

O movimento Ansar Allah do Iêmen, também conhecido como houthis, atacou dois navios, incluindo um petroleiro dos EUA, no mar Vermelho e no Oceano Índico, disse o porta-voz militar Yahya Saree nesta quinta-feira (10).
Sputnik

"As Forças Armadas iemenitas realizaram duas operações militares, a primeira das quais teve como alvo o petroleiro norte-americano Olympic Spirit no mar Vermelho, usando 11 mísseis balísticos e dois drones, causando danos diretos e sérios a ele", disse Yahya Saree no X.

A segunda operação, usando um míssil de cruzeiro, teve como alvo um navio - o ST. John - no oceano Índico "porque a empresa que o possuía violou uma proibição de atracar em portos na Palestina ocupada", acrescentou Saree.
Panorama internacional
Houthis atacam Tel Aviv com míssil hipersônico, diz mídia
Os houthis, que controlam grande parte da costa do mar Vermelho do Iêmen, expressaram seu apoio à Palestina e declararam sua intenção de atacar embarcações que naveguem de ou para Israel.
Os houthis prometeram continuar as operações militares contra Israel e bloquear os mares Vermelho e Arábico para a passagem de navios relacionados a Israel até a cessação das operações militares israelenses na Faixa de Gaza e no Líbano. O movimento iemenita vem fazendo isso desde novembro de 2023.
Além disso, as forças houthis tentam periodicamente disparar mísseis contra o território israelense e estiveram envolvidas em um ataque massivo de drones e mísseis que o Irã lançou contra Israel em meados de abril em retaliação ao bombardeio do consulado iraniano em Damasco.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar