Notícias do Brasil

Ministra da Saúde garante que pasta vai prestar assistência a infectados com HIV pós-transplante

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, declarou nesta sexta-feira (11) que o governo fornecerá total assistência aos pacientes infectados por HIV devido a transplantes realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Rio de Janeiro.
Sputnik
"Prestaremos toda a assistência a essas pessoas e a seus familiares", afirmou a ministra, que reiterou o compromisso de assegurar a segurança, efetividade e qualidade do Sistema Nacional de Transplantes.

"[Estou] trabalhando junto à equipe do Ministério da Saúde para todas as providências necessárias frente à grave situação adversa no estado do Rio de Janeiro envolvendo transplantes de órgãos", garantiu a ministra em um vídeo divulgado pela pasta.

Propagação e combate à COVID-19
Vacina Sputnik V mantém 79% de eficácia em pacientes com HIV em terapia antirretroviral, diz estudo
Esse caso é inédito no país. Até o momento, dois doadores e seis receptores testaram positivo para HIV.
As infecções surgiram após a realização de testes pelo laboratório privado PCS Lab Saleme, que não detectou a presença do vírus nos órgãos. Esse laboratório é contratado pela Fundação Saúde, que está sob a responsabilidade da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), para atender ao programa de transplantes no estado.
Diante dessa situação, o Ministério da Saúde solicitou a interdição cautelar do PCS Lab Saleme, cuja unidade operacional está situada no Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro (IECAC). A pasta também determinou que a testagem de todos os doadores de órgãos no Rio de Janeiro seja realizada exclusivamente pelo Hemorio, utilizando o teste NAT, produzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar