Panorama internacional

Moscou protesta contra planos do Japão de realizar exercícios com EUA perto das fronteiras russas

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia apresentou nesta sexta-feira (11) um protesto à embaixada japonesa em Moscou devido aos planos do país asiático de realizar exercícios militares em conjunto com os Estados Unidos no território adjacente às fronteiras russas.
Sputnik
De acordo com um comunicado da chancelaria russa, "em 11 de outubro, a embaixada japonesa na Rússia recebeu um forte protesto em conexão com os planos anunciados por Tóquio de realizar exercícios militares conjuntos com os Estados Unidos no final de outubro e início de novembro, incluindo as áreas de Hokkaido localizadas próximo às fronteiras da Federação da Rússia".
A embaixada japonesa foi alertada sobre "inevitáveis ​​contramedidas adequadas para fortalecer a capacidade de defesa e proteger a soberania da Rússia", acrescentou o ministério.
Panorama internacional
EUA vão monitorar exercício militar de Rússia e China em águas perto do Japão, diz Casa Branca
"O lado japonês foi alertado sobre a inaceitabilidade categórica de tal prática, cuja escala está se expandindo a cada ano, inclusive por meio do envolvimento de Estados-membros não regionais da OTAN em manobras. O lado russo expressou extremo pesar do desrespeito míope de nossas diligências sobre esse tópico", concluiu a declaração.
Também nesta sexta-feira (11), o chanceler russo, Sergei Lavrov, disse que Moscou está demonstrando preocupação com os planos de "remilitarização" do governo japonês, que segue uma política para aumentar os gastos com a Defesa e inclui conceitos de ataques preventivos em sua doutrina militar, conforme noticiado.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar