Panorama internacional

EUA posicionarão sistema de defesa antimísseis THAAD em Israel, diz mídia hebraica

Os EUA estão prontos para colocar seu sistema de defesa antimísseis THAAD em Israel, de acordo com relatórios do Canal 12 e da Rádio do Exército israelense.
Sputnik
Segundo as mídias, as Forças de Defesa de Israel (FDI) estão preparando uma retaliação ao recente ataque de mísseis iraniano. O posicionamento do THAAD vem, então, como forma de apoio dos Estados Unidos, principal financiador da nação hebraica.
Um oficial Pentágono, no entanto, afirmou à Sputnik que a pasta ainda não tomou uma decisão sobre o tema.
Em 1º de outubro, o Irã lançou um ataque massivo de mísseis contra Israel. As FDI relataram aproximadamente 180 mísseis balísticos disparados, a maioria dos quais foi interceptada.
Panorama internacional
'O fim da ONU': o que 1 ano da guerra em Gaza tem a nos dizer sobre a ordem mundial?
De acordo com o Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica (IRGC, na sigla em inglês), o ataque foi uma retaliação pelas mortes do secretário-geral do Hezbollah, Hassan Nasrallah, do chefe do bureau político do Hamas, Ismail Haniyeh, e do comandante da Força Quds, Abbas Nilforoushan.
Teerã alega que os mísseis atingiram alvos militares israelenses, incluindo a base de Nevatim. As autoridades israelenses descreveram os danos como "mínimos" e prometeram um ataque retaliatório.
Panorama internacional
Especialista explica como sistemas THAAD e Patriot dos EUA podem agravar situação no Oriente Médio

O que é o THAAD?

Denominado de Terminal de Defesa Aérea para Grandes Altitudes (Thaad, na sigla em inglês), o sistema foi projetado para interceptar mísseis balísticos de curto, médio e intermediário alcance na fase terminal de voo, isto é, na reentrada ou descida. Seu veículo lançador carrega até oito interceptadores.
Podendo abater mísseis a 200 km de distância e com uma altitude de 150 km, o THAAD não carrega nenhum explosivo em si, sendo dependente da energia cinética do impacto para destruir o míssil.
Até agora, o sistema de defesa antimísseis foi posicionado em poucas localizações, como Turquia, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos e em territórios extracontinentais dos EUA, como o Havaí e Guam.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar