De acordo com a mídia, os satélites Kowsar e Hodhod, construídos por uma empresa privada iraniana, foram enviados na sexta-feira (11) para lançamento na órbita da Terra.
O lançamento desses satélites é considerado um marco importante na história da indústria espacial do Irã, uma vez que representa o primeiro esforço substancial do setor espacial privado do país, ressalta a mídia.
O satélite Kowsar, que começou a ser desenvolvido em 2019, foi projetado para agricultura de precisão e mapeamento, enquanto o Hodhod é um satélite de comunicações da Internet das Coisas (IOT, na sigla em inglês).
"Espera-se que o lançamento desses satélites promova um avanço significativo na autossuficiência do Irã em tecnologia espacial, crie empregos e eleve a posição global do país na indústria espacial", afirma a mídia.
Antes do envio dos satélites, Hassan Salarieh, chefe da Agência Espacial Iraniana, visitou a empresa para inspecionar os estágios finais de preparação. A Rússia colocou satélites iranianos em órbita em fevereiro deste ano e em 2022.
No mês passado, o Teerã realizou seu segundo lançamento de satélite deste ano usando um foguete construído pelo Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica (IRGC, na sigla em inglês).