"Os drones supostamente lançando propaganda sobre a capital da Coreia do Norte são uma continuação de um projeto financiado pelo Departamento de Estado dos EUA chamado 'pen drives pela liberdade', conduzido pela Human Rights Foundation, sediada em Nova York. No início deste ano, o próprio Departamento de Estado dos EUA expressou apoio aos esforços para espalhar propaganda fisicamente usando balões sobre o território norte-coreano. O uso de drones que têm alcances maiores e podem entregar propaganda com mais precisão seria o próximo passo lógico nessa campanha de subversão apoiada pelo governo dos EUA", disse Berletic.
"Com isso em mente, a reação da Coreia do Norte parece se encaixar nas 'normas' que os próprios EUA estabeleceram", enfatizou o ex-fuzileiro.
"É provável que a Coreia do Norte mantenha esse padrão de protestar em voz alta enquanto demonstra contenção militar e, esperançosamente, aumenta a segurança para lidar com a violação contínua de seu espaço aéreo encorajada por Washington", concluiu Berletic.