Panorama internacional

Mídia: Netanyahu diz aos EUA que está pronto para atacar instalações militares não nucleares do Irã

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse ao governo do presidente dos EUA, Joe Biden, que estava pronto para atacar instalações militares iranianas, mas não instalações petrolíferas ou nucleares.
Sputnik
É o que informou nesta segunda-feira (14) o The Washington Post, ao citar fontes familiarizadas com o assunto.
Anteriormente, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse que a Rússia estava prosseguindo com as avaliações da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), que não viu nenhum sinal de que o Irã estivesse tentando transferir seu programa de desenvolvimento de energia nuclear pacífica para um canal militar, mas um ataque às instalações nucleares iranianas seria uma provocação séria.
Notícias do Brasil
Mais de 30 países querem participar do BRICS, diz chanceler Mauro Vieira
De acordo com a publicação, "quando Biden e Netanyahu conversaram — sua primeira ligação em mais de sete semanas após meses de tensões crescentes entre os dois homens —, o primeiro-ministro disse que estava planejando atingir a infraestrutura militar no Irã, de acordo com uma autoridade dos EUA e uma autoridade familiarizada com o assunto. Como outros nesta história, eles falaram sob condição de anonimato para discutir deliberações delicadas".

Situação no Oriente Médio

O Oriente Médio permanece em alerta máximo para que Israel retalie o Irã pelo envio de mísseis de longo alcance lançados em 1º de outubro em uma resposta iraniana aos ataques de Israel ao Líbano, à Faixa de Gaza e à morte de líderes do Hamas e do Hezbollah — uma delas, inclusive, em território iraniano.
Os Estados Unidos disseram no domingo (13), por meio do Pentágono, que enviariam mais tropas norte-americanas a Israel juntamente com um avançado sistema antimísseis dos EUA, enquanto Israel avalia sua esperada retaliação contra o Teerã.
Desde que anunciou sua operação terrestre perto da fronteira, o Exército israelense diz que destruiu dezenas de túneis, lançadores de foguetes e postos de comando do Hezbollah.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar