Panorama internacional

Países do BRICS participarão de exercício de pesquisa ligado a emergências na zona ártica da Rússia

Observadores dos países do BRICS, incluindo equipes de resgate dos Emirados Árabes Unidos (EAU), foram convidados a participar dos exercícios de pesquisa experimental Safe Arctic 2025.
Sputnik
A atividade acontece no âmbito do desenvolvimento de relações na área de resposta a emergências, disse à Sputnik o diretor do Departamento de Política de Informação do Ministério Russo de Situações de Emergência, Roman Okhotenko.

"Todos os Estados do BRICS receberam um convite para o exercício de resposta de emergência Safe Arctic 2025. Ele começará em janeiro na [cidade russa de] Arkhangelsk e será conduzido em dez regiões da Rússia. Como parte deste exercício, expedições estão planejadas no distrito autônomo de Chukotka", disse Okhotenko.

Os exercícios de pesquisa experimental Safe Arctic 2025 estão programados para 29 a 31 de janeiro de 2025. A agenda inclui treinamento prático, conferência científica, expedição de pesquisa e atividades em instituições educacionais.
O Ministério de Emergências da Rússia se esforçará para manter um alto nível de interação com os departamentos de emergência de outros Estados do BRICS, dando atenção especial a eventos práticos, como exercícios e treinamento na coordenação de ações dos centros de comando durante emergências, acrescentou a autoridade.
Notícias do Brasil
Mais de 30 países querem participar do BRICS, diz chanceler Mauro Vieira
Ao mesmo tempo, Okhotenko informou que os membros do grupo também estão convidados para os exercícios organizados pelo ministério em Noginsk, região de Moscou, programados para maio de 2025, enquanto a delegação russa será esperada na Cúpula Mundial de Gestão de Crises e Emergências de 2025 em Abu Dhabi.
Em 2025, Moscou planeja se concentrar no desenvolvimento de sistemas de monitoramento de desastres naturais, sistemas de alerta de desastres naturais, uso de inteligência artificial e criação de destacamentos de resgate que atendam aos padrões do Grupo Consultivo Internacional de Busca e Resgate (INSARAG, na sigla em inglês), acrescentando que a Rússia já tem três destacamentos desse tipo.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar