Mundioka

'Saudação do lobo': mais do que um gesto, múltiplos sentidos

A organização ultranacionalista turca Lobos Cinzentos ganhou os holofotes recentemente e pode estar no centro de uma nova rusga entre Turquia e Alemanha: durante um jogo do Campeonato Europeu de Futebol de 2024, o jogador turco Merih Demiral fez a "saudação do lobo", associada aos Lobos Cinzentos.
Sputnik
O gesto veio após Demiral marcar um gol na partida entre Turquia e Áustria, vencida por sua seleção por 2 a 1. A atitude foi criticada pela ministra do Interior alemã, Nancy Faeser, e a Turquia reagiu, acusando Berlim de xenofobia. Por que o símbolo do lobo é tão polêmico na Europa? Como é a relação entre Ancara e Berlim, lembrando que os turcos constituem a maior minoria étnica na Alemanha?
Para conversar sobre o tema, Melina Saad e Marcelo Castilho conversam com Bruno Mendelski, doutor em relações internacionais pela Universidade de Brasília (UnB), com estágios doutorais no Instituto de Estudos Políticos de Paris (Sciences Po) e na Universidade de Istambul, e membro do Núcleo de Pesquisa sobre as Relações Internacionais do Mundo Árabe (Nuprima), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); e Lohanna Reis, mestre em ciência política e relações internacionais pela Istinye University, em Istambul, e analista de geopolítica do portal de notícias Atlas Report. Agora disponível na Rádio Metropolitana do Rio de Janeiro, 80.5 FM, às 18h00.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar