Destroços de um drone sul-coreano foram encontrados em uma das áreas de Pyongyang, informou nesta sexta-feira (18) um representante do Ministério da Defesa da Coreia do Norte à Agência Central de Notícias da Coreia (KCNA).
O órgão afirmou que os destroços foram encontrados em 13 de outubro e acrescentou que uma nova incursão de ativos militares sul-coreanos será considerada uma declaração de guerra e implicará em ataques retaliatórios.
"O representante do Ministério da Defesa norte-coreano alertou que a repetida detecção e confirmação de um ato de intrusão de meios militares da República da Coreia no território, espaço aéreo e águas territoriais da Coreia do Norte será considerada uma grave provocação militar contra a soberania do país, e que será emitida uma declaração de guerra com ataques retaliatórios imediatos", afirmou o órgão à KCNA.
Em 11 de outubro, o Ministério das Relações Exteriores da RPDC disse que, desde o início do mês, a Coreia do Sul lançou três vezes veículos aéreos não tripulados sobre Pyongyang - em 3, 9 e 10 de outubro - para distribuir panfletos, e chamou a medida de uma provocação militar e uma violação da soberania.