"A partir do ano que vem, começaremos a produção em série do [avião] MC-21 e, em 2026, começará a fabricação em massa do Superjet New", declarou nesta quarta-feira (23), em reunião do Conselho da Federação da câmara alta do parlamento russo.
O modelo fará voos de curta e média distância, com capacidade para transportar entre 75 a 100 passageiros, a depender da configuração.
Em janeiro passado, o primeiro-ministro da Rússia, Mikhail Mishustin, informou que nos próximos seis anos serão construídos mais de 600 novos aviões russos. A base da frota das companhias aéreas russas incluirá os aviões SSJ New, MC-21-310, Il-114-300, Tu-214 e Il-96-300.
O chefe da companhia aérea russa Aeroflot, Sergei Aleksandrovsky, declarou que a companhia planeja colocar em serviço 339 novos aviões de fabricação russa até 2030.
O Sukhoi Superjet New é uma versão modernizada da família de aviões regionais Sukhoi Superjet 100 (SSJ-100), incorporando uma série de melhorias em termos de tecnologia e componentes.
Um dos grandes diferenciais do Superjet New é a maior independência de componentes estrangeiros, como o novo motor russo PD-8: mais eficiente em termos de consumo de combustível e promete reduzir custos operacionais.
A aeronave ainda inclui aprimoramentos em seus sistemas de controle, oferecendo maior eficiência operacional e economia de combustível, além de menor custo de manutenção em comparação ao SSJ-100 original.
Como o modelo anterior, o Sukhoi Superjet New compete com modelos como o Embraer E-Jet e o Bombardier CRJ, mas agora com mais foco no mercado interno da Rússia e em países amigos.