A nova empresa terá sua sede no parque tecnológico russo-chinês na cidade de Xi’an (província de Shaanxi), considerada a capital da indústria de aviação da China. A administração local apoiará a construção da companhia, oferecendo o espaço e a infraestrutura necessária para receber e manter as aeronaves do modelo SSJ100.
Em um prazo de três anos, a companhia russa-chinesa de leasing comprará 100 aviões SSJ100 da fabricante Aviões Civis de Sukhoi pelo valor total de US$ 3 bilhões. O negócio mais do que duplica a quantidade de aviões que atualmente são entregues aos clientes.
“A criação da companhia russo-chinesa de leasing possui significado histórico, tanto pela grandeza como pela nova perspectiva que é gerada para a indústria de construção de aviões civis da Rússia. Trabalhamos com nossos sócios da China para oferecer uma oferta de leasing competitiva, permitindo que o SSK100 ocupe uma parte considerável nos mercados de aviação que apresentam rápido crescimento na Ásia”, completa o executivo.
A promoção do SSJ100 nas nações asiáticas terá como base: a eficiência econômica da aeronave que, por sua vez, é superior aos concorrentes; a criação de centro de serviços técnicos com armazém para reposição de peças e capacitação de profissionais na cidade de Xi´an; e a oportunidade dos clientes poderem solicitar adaptações específicas no interior do avião, incluindo a pintura, conforme a preferência.
Atualmente a OAK possui capacidade para produzir até 60 aviões SSJ100 por ano. A principal vantagem do modelo é a redução de gastos por passageiro transportado em comparação aos concorrentes. Além disso, a aeronave – que pode ter no máximo 100 poltronas – permite otimizar gastos operacionais das companhias aéreas por conta do consumo eficiente de combustível e menor peso para decolagem. O alto nível de conforto nas cabines da nova geração e a taxa de leasing altamente competitivas, apoiadas pela garantia estatal de valor residual, são também destaque.
É composta também pela: corporação Irkut; OAK – Aeronaves de Transporte; Planta Construtora de Aviões Sokol de Nizhni Novgorod; Tupolev; Companhia de Financiamento Iliushin; Aviastar-SP; Companhia Russa de Aviação MiG de Voronezh; Escritórios de Design Miasischev, Beriev e Aerocomposite; e pelo Instituto de Prova de Gromov. Juntas, as empresas exercem o trabalho completo para construção de aeronaves, desde a criação e execução dos projetos até os serviços de manutenção e pós-venda.
Em 2014, a OAK entregou aos clientes 159 aviões, registrando um avanço de 43% em comparação com 2013. A receita saltou 34% em igual período, atingindo 295 bilhões de rublos, aproximadamente R$ 17,3 bilhões. A empresa emprega mais de 98 mil pessoas.