Panorama internacional

Mídia: Irã cancela voos até 'novo aviso', em meio a ataque israelense

Os voos no Irã foram cancelados até "novo aviso", em meio a um ataque israelense nesta sexta-feira (25) ao território iraniano, informou a agência de notícias Shafaqna, citando um representante da Organização da Aviação Civil do país.
Sputnik
"O representante oficial da Organização da Aviação Civil do Irã anunciou o cancelamento de voos em todas as direções até novo aviso", afirmou a agência.
As Forças de Defesa de Israel (FDI) anunciaram mais cedo que realizariam ataques contra alvos militares no Irã como parte de sua resposta aos ataques ao Israel em 1º de outubro.
Ainda segundo as autoridades iranianas, o ataque israelense não atingiu instalações nucleares ou petrolíferas.
A agência de notícias Fars afirmou que Israel atacou várias bases militares no oeste e sudoeste de Teerã. A agência de notícias Tasnim afirmou que os centros militares do Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica, localizados no oeste e sudoeste da capital iraniana, não foram danificados.
Mais tarde, as FDI confirmaram o fim do ataque contra o Irã:

"As Forças de Defesa de Israel completaram ataques precisos contra alvos militares em diversas áreas do Irã. Nossas aeronaves retornaram para casa em segurança. [...] De acordo com relatórios de inteligência, aeronaves da Força Aérea Israelense atingiram fábricas que produziram mísseis disparados pelo Irã contra o Estado de Israel no ano passado, [...] atacaram sistemas de mísseis terra-ar e capacidades adicionais iranianas, que foram projetadas para limitar a liberdade de ação de Israel nos céus do Irã", diz a nota.

Já Teerã afirma que a maioria dos projéteis atingiu alvos militares e de segurança israelenses.
Como relatou um correspondente à Sputinik, na parte central de Teerã, perto da Embaixada da Rússia, foi ouvida uma segunda série de explosões, que durou cerca de um minuto.
Panorama internacional
FDI confirmam ofensiva contra o Irã; Israel usou mais de 100 aeronaves no ataque, diz mídia
A agência de notícias Shafaqna também confirmou que as instalações nucleares iranianas não foram alvos. Segundo a Shafaqna, não houve relatos de vítimas entre militares iranianos em meio a relatos de supostas explosões em Teerã.
A Tasnim acrescentou que os centros militares do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica (IRGC, na sigla em inglês) no oeste e sudoeste de Teerã não foram danificados após o ataque com mísseis israelenses na noite de sábado (26).
No dia 1º de outubro, o Irã lançou dezenas de mísseis contra o território israelense, em ação que o presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, chamou de resposta legítima ao "interesse da paz e da segurança do Irã e da região".
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar