Panorama internacional

MRE chinês: visita de Xi à Rússia para cúpula 'amplia cooperação do BRICS e revitaliza Sul Global'

A recente visita do presidente Xi Jinping à Rússia para participar da 16ª Cúpula do BRICS oferece uma nova perspectiva sobre como a China responde efetivamente às mudanças no cenário global e reflete a vontade comum dos países do Sul Global, afirma uma análise do portal China Daily.
Sputnik
Em menos de 48 horas em Kazan, Xi participou de uma série de eventos multilaterais e bilaterais em uma agenda lotada. O evento também marcou a primeira cúpula do BRICS após a expansão histórica de membros do grupo em janeiro.
A visita de Xi à Rússia "abre uma nova fase de maior cooperação do BRICS, cria um novo consenso para a unidade e revitalização do Sul Global. A maior cooperação do BRICS está liderando a unidade do Sul Global e está tendo uma influência histórica importante e de longo alcance", disse o ministro das Relações Exteriores chinês, Wang Yi, no final da visita, segundo a mídia.
Em seu discurso, Xi anunciou oito medidas práticas da China para apoiar o desenvolvimento de alta qualidade da cooperação do BRICS, como a construção de uma Rede de Cooperação do Ecossistema Digital do BRICS.

Wang disse que essas medidas "expandiram ainda mais a amplitude e a profundidade da cooperação do BRICS, fortaleceram seus pilares, melhoraram sua qualidade e a atualizaram", além de aumentar a autoconfiança e a autossuficiência dos países do bloco.

O chanceler chinês acrescentou que Xi tem "respondido às aspirações comuns do Sul Global por unidade, desenvolvimento e mudança, e demonstrado mais uma vez que a China nunca se envolveu apenas em palavras vazias, mas em ações reais".
Atualmente, o Sul Global é responsável por mais de 40% da economia mundial.
O diretor executivo da Federação das Câmaras de Comércio e Indústria da Índia, Atul Dalakoti, observou que o presidente chinês, em seu discurso, deu as boas-vindas aos novos membros da família BRICS e esperava que todos os países pudessem trabalhar juntos pela paz e segurança.
Panorama internacional
Ascensão do Sul Global é sinal claro de mudança significativa no mundo, diz Xi Jinping
Durante a cúpula em Kazan, Xi também realizou reuniões bilaterais com vários líderes estrangeiros, incluindo o primeiro-ministro indiano Narendra Modi, marcando o primeiro encontro oficial entre os dois líderes em cinco anos.
"O reinício das relações Pequim-Nova Deli a partir de Kazan não só beneficiará os 2,8 bilhões de pessoas da China e da Índia, mas também fará a devida contribuição para facilitar a paz e a prosperidade na região e no mundo", acrescentou Wang.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar