Panorama internacional

Xi pressionou Biden a alterar linguagem sobre Taiwan, mas americano recusou, diz mídia britânica

Na cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC) em novembro do ano passado, o presidente chinês Xi Jinping pediu ao seu homólogo norte-americano Joe Biden, para mudar a linguagem que os Estados Unidos usam ao discutir sua posição sobre Taiwan, de acordo com duas autoridades americanas familiarizadas com a conversa privada.
Sputnik
Durante a reunião, Xi e seus assessores pediram a Biden e sua equipe que ajustassem a linguagem nas declarações oficiais dos EUA.
Pequim queria que Washington dissesse "nós nos opomos à independência de Taiwan", em vez da versão atual, que é que os Estados Unidos "não apoiam" a independência de Taiwan, disseram as pessoas, que pediram anonimato para falar sobre trocas diplomáticas privadas das quais participaram ou das quais foram informadas, relata a Reuters.
Os assessores do presidente chinês fizeram o acompanhamento e as solicitações repetidamente nos meses seguintes, de acordo com duas autoridades norte-americanas e outra pessoa familiarizada com as trocas. No entanto, os EUA se recusaram a fazer a mudança.
Panorama internacional
Pentágono: EUA aprovam venda de sistemas antiaéreos NASAMS a Taiwan por US$ 1,16 bilhão
No ano passado, já havia sido ventilado pela mídia que Xi disse a Biden na cúpula "que a China reunificará Taiwan", conforme noticiado. Mas não havia sido informado o pedido chinês para ajuste de linguagem e acompanhamento posterior do assunto pela chancelaria chinesa.
A Casa Branca respondeu a um pedido de comentário da Reuters com uma declaração que repetiu a linha de que Washington não apoia a independência de Taiwan. "A administração Biden-Harris tem sido consistente em nossa política de longa data de Uma China", afirmou a nota.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar