A inscrição foi feita em um pedestal de mármore de aproximadamente 120 centímetros de altura e 50 cm de largura. O artefato data do século II d.C. e é a primeira inscrição completa encontrada em Anemurium, escreve Daily Sabah.
A dedicatória menciona uma pessoa chamada Flavianus, organizador e patrocinador de uma competição atlética que se realizava a cada cinco anos. No segundo concurso dessas competições, um atleta, chamado Kaikilianos, venceu a categoria de luta corporal para adultos.
Ele não ganhou apenas uma medalha de ouro ou qualquer outra forma que o prêmio do primeiro lugar levava nesses jogos locais. Sua vitória foi tão notável que uma inscrição em sua honra foi erguida, esculpida no que poderia ser um altar ou, mais provavelmente, a base de uma estátua. O artefato foi colocado nos banhos públicos, um centro de socialização, cultura e atletismo, e isso indica que o lutador era alguém de grande prestígio e popularidade.
"Este lugar não é apenas crucial para Mersin, mas para todo o nosso país. É uma das cidades antigas que atrai a atenção e lança luz sobre a história humana. Escavações arqueológicas têm estado em andamento aqui por algum tempo", disse o governador Ali Hamza Pehlivan, que visitou a equipe de escavação no local.