O Índice de Gestão de Compras (PMI) do ISM da indústria caiu de 47,2 em setembro para 46,5 em outubro, o nível mais baixo desde julho de 2023. Um PMI abaixo de 50 significa contração para o setor industrial, que representa 10,3% da economia dos EUA, explica a mídia.
Além disso, outubro foi o sétimo mês consecutivo que o PMI permaneceu abaixo da marca de 50.
O PMI é um indicador macroeconômico que visa refletir a situação econômica de um país com base em dados recolhidos por um inquérito mensal às suas empresas mais representativas realizado por gestores de compras. É um indicador calculado a partir dos seguintes subíndices: pedidos novos, produção, ocupação, prazo de entrega do fornecedor, estoque de compras.
"O volume de produção diminuiu, provavelmente devido à greve da Boeing, que teve impacto nos fornecedores", sugere o veículo, aludindo à paralisação das fábricas do gigante industrial durante meses devido ao descontentamento dos seus funcionários com os níveis salariais.
Anteriormente, a Secretaria de Estatísticas Trabalhistas dos Estados Unidos divulgou um relatório indicando que só os empregadores americanos criaram 12 mil novos empregos em outubro.
Na verdade, os dados do mercado de trabalho do mês passado ficaram muito aquém da previsão mediana de 100 mil empregos adicionais. Segundo a mídia local, este é o número mais fraco durante a administração Biden, poucos dias antes das eleições presidenciais de 5 de novembro.