Panorama internacional

Trump utilizará ONGs para uma ofensiva contra movimentos de esquerda ao redor do mundo

O Projeto 2025, documento de 920 páginas criado por uma centena organizações conservadoras norte-americanas, detalha como utilizar o maquinário estatal dos Estados Unidos para financiar ONGs conservadoras em países progressistas. Mais de cem autores estão ligados a posições no governo de Donald Trump.
Sputnik
Em 2022, a Heritage Foundation reuniu organizações, pensadores e think tanks de cunho conservador para criar um documento com propostas políticas para o governo dos Estados Unidos caso o futuro candidato do Partido Republicano (que veio a ser Donald Trump) vença as eleições.
Embora Trump tenha se distanciado do Projeto 2025 dizendo que não leu e nem lerá o documento, mais de uma centena de conselheiros e assessores apoiaram o documento.
Panorama internacional
Não governamentais? Muitas ONGs atuam como 'cavalos de Troia' da hegemonia, dizem especialistas
Em suas 920 páginas, uma proposta em especial explicita o costume diplomático norte-americano de interferência na política interna dos países. Conforme revelou o colunista Jamil Chade, prevê-se o uso da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID, na sigla em inglês) para financiar movimentos contrários aos governos progressistas da América Latina.
A utilização de ONGs como agentes desestabilizadores de um governo pelos EUA é conhecida mundo afora. No Brasil, diz Chade, a USAID atua há 50 anos com destaque para ações de preservação da Amazônia.
Notícias do Brasil
'Interessadas nos nossos bens', diz Aldo Rebelo sobre ONGs que tentam 'sabotar' soberania nacional
Segundo o Projeto 2025, a USAID seria utilizada para fortalecer os fundamentos do livre mercado nos países como menores impostos, desregulamentação do trabalho e fortalecimento do Judiciário. A agência também financiaria instituições, como centro universitários e think tanks, que defendam ideias conservadoras e combatam as socialistas.
Por conta de sua atuação para avançar o interesse dos EUA em vez dos nacionais, muitos governos passam legislações para impedir o avanço de ONGs ligadas ao imperialismo norte-americano.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar