Panorama internacional

Especialistas à Sputnik: EUA manterão Venezuela como fornecedora de petróleo e gás após eleições

Os EUA vão manter as licenças para operações com o setor de petróleo e gás da Venezuela após as eleições, independentemente de quem se tornar o novo presidente do país, acreditam os especialistas consultados pela Sputnik.
Sputnik
Apesar das numerosas sanções impostas pelos EUA à Venezuela, o país sul-americano permanece crucial no mercado de combustíveis do qual os EUA dependem muito.
Portanto, na situação em que a capacidade de produção de combustível norte-americana está a diminuir, bem como as reservas, a Venezuela continua sendo "um fornecedor seguro e confiável", segundo um cientista político, Walter Ortiz.

"As licenças de petróleo emitidas não são especificamente para ajudar o povo da Venezuela, mas para atender aos interesses estratégicos [dos EUA] e às necessidades de recursos", afirmou Ortiz à Sputnik.

Panorama internacional
Análise: Venezuela é o único país capaz de conter choque do petróleo frente à crise no Oriente Médio
Por sua vez, o deputado Gilberto Jiménez, membro da Comissão de Política Externa da Assembleia Nacional, disse que "os EUA não têm amigos, só têm interesses".

"Os Estados Unidos estão em um declínio econômico que está virando a economia mundial. Os EUA têm necessidades, e a Venezuela sempre foi um dos cinco principais fornecedores de petróleo", explicou.

Os EUA prorrogaram anteriormente a licença geral que permite temporariamente as operações no setor de petróleo e gás da Venezuela até 15 de novembro de 2024.
Ao mesmo tempo, empresas individuais vão poder enviar solicitações para operar na Venezuela, que serão consideradas caso a caso.
Por exemplo, a licença da empresa Chevron para operar na Venezuela é válida até março de 2025.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar