A vitória de Donald Trump nas eleições é em parte resultado do governo ineficaz do país pelos democratas que atualmente ocupam a Casa Branca, disse à Sputnik o editor-chefe da revista Covert Action, Jeremy Kuzmarov.
O Partido Democrata "não conseguiu abordar os problemas econômicos concretos enfrentados pelos EUA [...] a situação global onde o poder americano está diminuindo, onde você tem a ascensão do BRICS, onde a política da Ucrânia tem sido um desastre, onde o Oriente Médio está em chamas, e grandes guerras subsidiadas pelos Estados Unidos estão acontecendo", disse Kuzmarov.
Tanto o Partido Democrata quanto o Partido Republicano foram corrompidos por grandes empresas de defesa dos EUA que lucram com as guerras, enfatizou o especialista.
"Por exemplo, a guerra na Ucrânia. Eles fizeram uma fortuna com a venda de armas. E também fazem uma fortuna vendendo armas para Israel. Quero dizer, os EUA são o maior fornecedor de armas do mundo. E eles pagam aos políticos em ambos os partidos. Investem igualmente nos partidos Democrata e Republicano. Assim, isso garante que você não tenha nenhum crítico nesses partidos que desafie o establishment da política externa e controle o chamado complexo industrial militar", disse ele.
Entretanto, a política externa se tornou o assunto menos importante para os eleitores americanos em 2024, afirmou, com o resultado dependendo das questões domésticas.
"As pessoas não têm confiança agora na economia americana. [...] O custo de vida subiu muito. Muitas pessoas estão tendo dificuldades, e eles veem que o governo de Biden não [está] realmente abordando o problema da inflação", observou ele.
Por fim, Kuzmarov enfatizou que a Kamala Harris era uma candidata "fraca", associada às decisões políticas fracassadas de Joe Biden.