A COP29, que acontece em Baku, no Azerbaijão, vai debater ações de combate às mudanças climáticas e propostas para a manutenção do aumento da temperatura do planeta abaixo de 1,5 ºC, conforme o Acordo de Paris.
O Brasil vai apresentar uma meta de redução de gases de efeito estufa com índice maior do que a apresentada pelo país anteriormente. A nova Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC), segundo o governo brasileiro, estabelece o compromisso do país de reduzir suas emissões líquidas de gases de efeito estufa em 67% até 2035. O objetivo anterior era reduzir 59%.
Ainda conforme o governo, a meta abrange todos os setores da economia, e o compromisso permitirá ao Brasil avançar rumo à neutralidade climática até 2050.
A comitiva brasileira em Baku é chefiada pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin. O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, não pôde comparecer ao evento devido a recomendações médicas por conta do acidente doméstico sofrido pelo mandatário.