"É uma grande honra anunciar que o senador Marco Rubio, da Flórida, está sendo indicado como secretário de Estado dos Estados Unidos. Marco é um líder altamente respeitado e uma voz poderosa pela liberdade. Um verdadeiro amigo para os nossos aliados e um guerreiro corajoso que nunca cederá aos nossos adversários. Estou ansioso para trabalhar com Marco para tornar a América e o mundo seguros e grandes novamente", disse Trump em comunicado.
Rubio chegou a ser cogitado como candidato à vice-presidente na chapa de Trump nas recentes eleições, mas J. D. Vance acabou sendo o escolhido.
Desde o início da operação militar especial russa na Ucrânia, Rubio apresentou vários projetos de lei antirrussos e tem uma postura muito dura contra a China e a Rússia.
O novo chefe da diplomacia norte-americana também traz em seu currículo críticas ao presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, e ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Lula, por exemplo, foi chamado de "líder da extrema-esquerda" pelo senador após vencer as eleições no Brasil em 2022.