Panorama internacional

Petro: conferências de paz sem a Rússia 'não são sobre paz, mas sobre guerra'

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, questionou neste sábado (16) a realização de cúpulas de paz sobre o conflito entre Rússia e Ucrânia que excluem Moscou. A declaração do mandatário colombiano surgiu após comentários do líder ucraniano, Vladimir Zelensky, que lamentou a ausência do governo do país sul-americano nestas conferências.
Sputnik

"Uma cúpula de paz sobre a Ucrânia deve incluir, em primeiro lugar, a Ucrânia e a Rússia. Nessa reunião, se formos convidados, estaremos presentes. As conferências de paz, sem a Ucrânia ou sem a Rússia, não são sobre paz, mas sobre guerra", afirmou Petro em sua conta X.

Zelensky, que participou virtualmente no dia 15 de novembro de uma conversa na Universidade de La Sabana, ligada ao Opus Dei, destacou o papel da juventude na defesa dos valores e sublinhou os laços entre a Ucrânia e a Colômbia na promoção da liberdade e da cultura.
Panorama internacional
'Que América do Sul nós queremos?': Lula critica os EUA e afirma que o continente é colonizado
Ele também destacou projetos conjuntos entre as duas nações focados na proteção dos direitos dos povos indígenas e na preservação cultural durante os conflitos.
O ucraniano também apelou à Colômbia para se juntar aos seus esforços: "A ideia é viver num mundo onde nenhum país possa invadir outro".
Petro, por sua vez, reiterou a importância da diplomacia internacional promovendo o diálogo direto entre as partes envolvidas como forma de resolver o conflito e estabelecer uma paz duradoura.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar