Notícias do Brasil

Lula se reúne com lideranças da UE, Emirados Árabes, Itália, Vietnã, Angola e Malásia em meio ao G20

Presidente Lula em reunião com o príncipe herdeiro de Abu Dhabi, Sheikh Khaled bin Mohamed bin Zayed Al Nahyan. Rio de Janeiro, 17 de novembro de 2024
Na véspera da cúpula do G20, que acontece no Rio de Janeiro entre a próxima segunda (18) e terça-feira (19), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve uma série de reuniões bilaterais com lideranças de países como Itália, Emirados Árabes Unidos e Malásia e da União Europeia.
Sputnik
Durante o domingo (17), Lula recebeu a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, para discutir o acordo entre o Mercosul e a União Europeia, que está em um impasse por conta de exigências da França. A reunião contou com a participação do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, do assessor especial Celso Amorim e do secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Márcio Elias Rosa. A retomada das discussões foi destacada como essencial para fortalecer os laços comerciais entre os dois blocos.
Em um encontro com o príncipe herdeiro dos Emirados Árabes Unidos, Sheikh Khaled bin Mohamed bin Zayed Al Nahyan, Lula discutiu a ampliação da cooperação econômica entre os dois países. Um memorando de entendimento chegou a ser firmado, com expectativas de investimentos estratégicos em energia e infraestrutura no Brasil.
O presidente Xi Jinping na brigada da Força de Foguetes do Exército de Libertação Popular da China na quinta-feira (17)
Notícias do Brasil
Mídia: líderes do G20 têm exigências peculiares: Biden traz água e Xi Jinping quer praia fechada
O presidente também se reuniu com a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni. A premiê destacou o vínculo histórico entre os dois países, com 30 milhões de descendentes no Brasil. Durante o encontro, foi abordado o interesse italiano em investir 40 bilhões de euros (R$ 245 bilhões) no país e a necessidade de avanços na prestação de serviços da Enel, empresa que tem enfrentado problemas principalmente em São Paulo.
Em outro compromisso, Lula esteve com o primeiro-ministro da Malásia, Anwar Ibrahim. Eles discutiram a Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, que será lançada pelo Brasil no G20, e reforçaram a importância da cooperação em semicondutores e pesquisa agrícola.
Lula ainda esteve com o presidente de Angola, João Lourenço, quando abordaram questões sobre o apoio ao setor agrícola e também a respeito de uma produção de maior escala, com cooperação técnica e em sementes. "Os presidentes falaram ainda sobre cooperação e atração de investimentos privados para a construção de linhas de transmissão para regiões industriais e de integração energética com a Namíbia e a África do Sul", destacou a nota do Palácio do Planalto.
Por fim, o presidente Lula recebeu o primeiro-ministro do Vietnã, Pham Minh Chinh, que fez o convite para uma visita oficial ao país no primeiro semestre de 2025. Com comércio em ascensão com o Brasil, o Vietnã foi convidado pela presidência brasileira para participar da cúpula do G20.
Durante os encontros, o presidente Lula reafirmou a defesa de uma reforma da governança global, com mudanças no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) e no sistema financeiro internacional.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar