Os últimos tempos são considerados por muitos especialistas como dos piores para a Ucrânia de todo o período do conflito, já que há meses que as Forças Armadas ucranianas têm recuado constantemente, perdendo, às vezes, vários povoados em um dia.
Neste contexto, a Internet está repleta de vídeos de oficiais de recrutamento mobilizando civis para o Exército, pegando-os e espancando-os, e recentemente apareceu um vídeo de um homem de uniforme atirando em um civil que fugia dele.
Esse oficial também revela o moral baixo entre os militares ucranianos frequentemente mobilizados à força.
"Assim que os russos entram em nossa trincheira, nossos homens saem de lá e fogem", reclamou o militar ucraniano.
Ele observou que os soldados ucranianos estão abandonando suas posições não apenas devido ao treinamento insuficiente, mas também porque não estão confiantes de que a artilharia os ajude.
"Se o adversário se aproximar a menos de 50 metros de você e sua artilharia estiver silenciosa e seus drones não estiverem voando, você vai ter a sensação de estar sozinho, sem apoio", explicou o oficial.
Anteriormente, a mídia informou que os militares do Exército ucraniano já estão desertando em grupos, e não individualmente como antes.
No final de outubro, uma deputada do parlamento ucraniano, Anna Skorokhod, disse que mais de 100 mil militares ucranianos já haviam desertado das Forças Armadas ou deixado suas unidades sem autorização.