A organização do evento espera receber líderes da ciência nacional, representantes das principais escolas científicas e organizações educacionais, além de jovens cientistas, vencedores de concursos, bolsistas, estudantes e alunos da Rússia e de outros países.
Uma atenção especial será dada ao torneio de programação esportiva, uma modalidade incentivada pelo Ministério do Esporte da Rússia.
A competição combinará desafios intelectuais com a habilidade rápida de codificação. Os participantes vão competir na resolução de problemas algorítmicos em alta velocidade, em formato de duelos eliminatórios. Esta será a primeira vez que uma competição desse tipo será realizada.
Os jovens cientistas também poderão experimentar um novo esporte chamado Osint — Open Source Intelligence —, ou coleta de inteligência de código aberto.
Nesse desafio, os participantes deverão buscar na Internet o máximo possível de informações sobre um local representado em uma foto aleatória e, em seguida, responder às perguntas dos especialistas.