Na semana passada, o ministro visitou a Rússia acompanhado por chefes das companhias petrolíferas sudanesas. Ele também se encontrou com o ministro de Energia russo, Sergei Tsivilev, para discutir projetos conjuntos.
"Estávamos na reunião com [Tsivilev] e concordamos que [a gigante petrolífera russa] Rosneft, a empresa de energia Power Engineering e outros grandes produtores de petróleo serão nossos parceiros estratégicos no setor petrolífero sudanês", confirmou o ministro.
A Rússia segue tecendo boas relações bilaterais com países do continente africano. Recentemente, o ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, disse durante a primeira Conferência Ministerial do Fórum de Parceria Rússia-África que as relações entre as partes seguiriam firmes, apesar dos obstáculos criados pelo Ocidente.
Em junho, o presidente russo, Vladimir Putin, também ressaltou as relações com o continente, assegurando que o desenvolvimento das relações com a África "é uma prioridade para a agenda externa da Rússia".