A celebração é vista como um marco para refletir sobre a luta e a resistência do povo negro no país. A homenagem é dedicada a Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, assassinado em 1695.
Na Avenida Paulista, em São Paulo (SP), dezenas de pessoas ocuparam a principal via da cidade por volta das 13h, sob sol forte. Com cartazes, faixas e camisetas, os presentes mandavam a mensagem de que o legado de Palmares segue vivo e o racismo deve ser combatido. "Palmares de pé, racismo no chão", dizia um dos banners.
A professora Vanir Melo destacou à Sputnik Brasil a relevância do Dia Nacional de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra como um momento para refletir sobre a negritude e os direitos ainda não alcançados.
"É importante que todos vão notando a importância da negritude, da data de hoje, dos direitos que ainda não temos todos. A gente tem, por exemplo, racismo como crime, mas quanta gente é condenada por racismo de fato, né? [...] Ainda precisamos de políticas direcionadas, políticas afirmativas, para dar acesso a essa população cujo direito foi arrancado desde o primeiro momento".
O engenheiro Otávio Soares enfatizou que a data serve para manter viva a memória de líderes como Zumbi e das lutas do Quilombo dos Palmares. "É uma data de memória, pra falar sobre o assassinato de Zumbi dos Palmares [...] e lembrar do maior local de resistência que a gente teve".
"A importância é imensa, principalmente no momento de agora, que a gente está numa luta do 'seis por um', pra revogar essa jornada [escala de trabalho], que é diretamente ligada com o movimento negro. É uma exploração atual que o nosso povo negro e também o povo periférico passam".
Na Serra da Barriga, em União dos Palmares (AL), onde está o Parque Memorial Quilombo dos Palmares, uma programação especial foi realizada pelos ministérios da Cultura e da Igualdade Racial, em parceria com a Fundação Palmares e outros órgãos. O evento contou com apresentações culturais, como maracatus, samba de roda e hip hop.
A Fundação Palmares também lançou um aplicativo que oferece visitas virtuais ao Parque Memorial, permitindo aos usuários explorar a história do quilombo por meio de artefatos arqueológicos e interações com representações de figuras históricas como Zumbi e Dandara.
É feriado nacional da consciência negra?
O Brasil celebra pela primeira vez nesta quarta-feira, 20 de novembro, o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, enquanto feriado nacional.
Na Bahia, exposição em Salvador celebra os 50 anos de carreira da fotógrafa Lita Cerqueira, especialista em cultura negra.
Na Paraíba, foi anunciado o Museu da Diáspora Negra, que ocupará um casarão histórico na capital.
Fortaleza sediou o Festival Afrocearensidades, com mais de 200 ações culturais, incluindo rodas de conversa e apresentações de samba e hip hop.
Em Recife, a Marcha da Capoeira e o Festival de Cultura Negra movimentaram o Pátio de São Pedro.