Panorama internacional

Irã anuncia negociações sobre programa nuclear com potências europeias

O Ministério das Relações Exteriores iraniano anunciou neste domingo (24) que terá encontros com três potências europeias no dia 29 de novembro para abordar seu programa nuclear.
Sputnik
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Esmaeil Baghaei, disse que os vice-ministros das Relações Exteriores de Irã, França, Alemanha e Grã-Bretanha participarão das conversas sobre questões regionais, bem como o dossiê nuclear.
O presidente iraniano Masoud Pezeshkian busca uma solução para o impasse nuclear antes da posse do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, em janeiro.
No início da semana, o ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, disse que o país está disposto a negociar seu programa nuclear com base nos interesses nacionais, mas sem nenhuma pressão, após conversas com o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi.
Panorama internacional
Irã está disposto a negociar programa nuclear, mas sem pressão, declara MRE do país
Em julho de 2015, o Irã e seis mediadores internacionais — Rússia, Estados Unidos, Reino Unido, China, França e Alemanha — assinaram o Plano de Ação Conjunto Global (JCPOA), que impôs uma série de limitações ao programa nuclear iraniano com o objetivo de excluir sua possível dimensão militar, em troca do levantamento das sanções internacionais.
Em maio de 2018, Washington rompeu o acordo e passou a impor sanções unilaterais ao Irã, alegando que o país estava desenvolvendo armas nucleares, algo que nunca foi confirmado. Um ano depois, Teerã respondeu diminuindo gradualmente seus compromissos no âmbito do plano.
Em abril de 2021, as partes do acordo, junto com os EUA, iniciaram negociações em Viena para restabelecer o pacto nuclear, mas em março de 2022 as tratativas estagnaram e, desde então, não foram retomadas.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar