Os próprios EUA limitam com suas ações o uso do dólar como meio de pagamento, por isso sua participação nas transações e reservas mundiais está caindo, declarou anteriormente o presidente da Rússia, Vladimir Putin em uma reunião com os líderes da mídia dos países-membros do BRICS.
"Vemos que a credibilidade do dólar está em geral minada. A erosão da confiança no dólar aumenta a tendência de afastamento dele. O surgimento de um instrumento alternativo de pagamento levará ao fim do dólar. No entanto, os eventos mostram que o afastamento do dólar pode começar mesmo antes que um instrumento de pagamento desse tipo esteja disponível. Isso levará ao colapso de todo o sistema atlântico, especialmente dos EUA", disse o político à Sputnik.
Segundo ele, anteriormente o atual sistema liberal podia controlar os governos através de guerras e golpes de Estado e deixar a liderança do sistema para outro país capitalista desenvolvido.
"Agora vemos que eles perderam essa capacidade. Todos os países, especialmente a China, que anteriormente se agrupavam em torno do sistema atlântico como países em desenvolvimento, começaram gradualmente a se separar dele. Essas rupturas estão enfraquecendo o centro do sistema atlântico. Vemos isso na prática de decretar sanções dos países capitalistas desenvolvidos, especialmente os EUA. Vemos isso no comércio velado de países como a Alemanha, Itália e França com a Rússia, apesar da pressão das sanções dos EUA. Mesmo os países do sistema atlântico não cumprem as sanções impostas por eles mesmos", concluiu Topkurulu.