A declaração do líder russo ocorre em meio a um encontro entre as nações, no qual os dois líderes discutiram o desenvolvimento da parceria estratégica bilateral, especialmente à luz da presidência do Cazaquistão na Organização do Tratado de Segurança Coletiva (OTSC) e da Rússia na Comunidade dos Estados Independentes (CEI) e no BRICS.
Putin e o presidente do Cazaquistão, Kassym-Jomart Tokaev, assinaram uma declaração conjunta nesta quarta, prometendo aprofundar a parceria estratégica no contexto de uma nova ordem global.
Durante o encontro, os governos da Rússia e do Cazaquistão adotaram um protocolo sobre a retomada de um acordo bilateral de cooperação comercial e econômica que renova as exportações russas de petróleo e derivados para o Cazaquistão.
O ministro da Energia do Cazaquistão, Almasadam Satkaliyev, e o ministro da Energia da Rússia, Sergei Tsivilev, trocaram os protocolos durante uma cerimônia de assinatura, informou um correspondente da Sputnik.
Segundo declaração dos governos, Moscou e Astana pretendem expandir os negócios de gás para, em um momento futuro, fornecer aos países que dele necessitam.