Canais alternativos
'Mudança de paradigma'
"Nos EUA, a idade média do público que assiste aos canais de notícias é de 70 anos, enquanto os influenciadores e podcasters falam para um público jovem e adulto, com o qual os republicanos sempre tiveram dificuldade em se conectar, pois sempre foram um partido associado ao status quo e valores tradicionais. Agora isso mudou, Kamala conquistou o voto dos mais velhos e Trump procurou falar com o eleitorado mais jovem, sabendo que a sua imagem de estranho à política e algumas das suas propostas, como a de parar de financiar conflitos estrangeiros, poderia repercutir neles e ele estava certo", diz o analista.
"Na década de 1980, quando era um empresário imobiliário em ascensão, [Trump] se tornou mundialmente famoso graças às suas aparições em revistas de fofocas e talk shows. Depois, com seu programa 'O Aprendiz', aproveitou o boom dos reality shows para se tornar conhecido. Uma nova geração para sua carreira política, ele primeiro usou o Twitter [atualmente X], mostrando-se de forma casual e até cômica, algo novo para a política, e surpreendeu todos ao vencer dessa forma. E em 2024, sua maior aposta foram os podcasts e streamings, novamente contrariando os manuais clássicos de política, e novamente com sucesso", finaliza o especialista.